segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Divisão Celular - fases: meiose e mitose


DIVISÃO CELULAR

a divisão celular é um processo onde a célula-mãe divide-se formando duas células-filhas(mitose) ou em quatro células-filhas(meiose). A capacidade de divisão celular é variado em relação ao tipo de célula e a sua função.
Todos os organismos uni. ou pluricelular têm a capacidade de se reproduzirem para a manutenção da espécie.

Nos seres eucariontes a divisão celular divide-se em duas etapas distintas:

- mitose que é o processo universal de divisão.
- citocinese que é divisão do citoplasma em células filhas.
- interfase que é um período de intensa atividade e síntese de crescimento.

A divisão celular tem como função a manutenção da vida enquanto conseguir dar origem a uma outra célula.

MITOSE

Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células filhas. Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos e é dividido em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. É uma das fases do processo de divisão celular.

- PRÓFASE: a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. É a etapa mais longa da mitose.
- METÁFASE: a metáfase é a fase em que os centrômeros dos cromossomos estão ligados às fibras cinetocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico.

- ANÁFASE: é uma fase que sucede a metáfase e antecede a telófase, durante a qual os cromatídeos que constituíam os cromossomos e se encontravam alinhados na placa equatorial, se separam devido à divisão do centrômero e migram para os pólos do fuso acromático.

- TELÓFASE: A telófase é a fase mitótica em que os cromossomas começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro núclear reconstrói-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece. Há a formação de duas células diploides  e ocorre a citocinese. De seguida, as duas células entram em estado de interfase.




MEIOSE
Ao contrário do que ocorre na mitose (onde há a divisão de apenas uma célula), na meiose duas células dividem-se ao mesmo tempo. As fases deste processo (prófase, metáfase, anáfase, telófase, interfase) ocorrem da mesma forma que na mitose; só que, neste caso, em dobro, pois aqui teremos duas células passando pelo mesmo processo simultaneamente.

Na meiose, quatro novas células serão criadas a partir de duas células. Cada uma destas novas células carregará metade do DNA de sua célula de origem.

- PRÓFASE :
é a fase preparatória para a redução de cromossomas da célula. Caracteriza-se pela desorganização celular.

- METÁFASE:compreendida entre a prófase e a anáfase e caracterizada pela formação da placa equatorial.
A placa equatorial é formada pela ligação dos bivalentes a microtúbulos do fuso acromático, através dos centrómeros, que ficam voltados para polos opostos.

- ANÁFASE:caracteriza-se pelo deslocamento dos cromossomos para os polos. O par de cromossomos separa-se, indo para cada pólo da célula um cromossomo duplicado de cada par.

- TELÓFASE:O citoplasma se divide e formam-se duas células-filhas com n cromossomos cada uma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário